Notícias

12/02/2020 DICAS

Ar condicionado com o carro quente

Compartilhe:

Provavelmente você já recebeu uma mensagem de Whats App afirmando que entrar em um carro que estava no sol e ligar o ar condicionado causa câncer. Esta Fake News provavelmente foi motivada pelo fato de que, realmente, não é nada agradável entrar em um veículo que está estacionado no sol. E mesmo que seu ar condicionado esteja totalmente em dia, vai demorar alguns minutos até ele começar a resfriar. Então, o que fazer?

 

Em primeiro lugar, fique tranquilo: o ar quente que sai do sistema de ar condicionado do seu veículo assim que você o liga após deixar o carro no sol não é cancerígeno. Por mais que não seja agradável respirar esse ar, ele não vai causar danos à sua saúde. O que pode provocar (ou potencializar) rinites e alergias é manter filtros do ar condicionado sujo. O ar aquecido em si não vai causar problemas de saúde, a não ser o desconforto.

 

Então, saiba o que fazer quando seu carro ficou estacionado no sol:

  1. Se possível, deixe a porta e/ou janelas abertas um pouco antes de entrar. Claro, isso se você tiver tempo e não estiver em local que ofereça risco à sua segurança.
  2. Ao entrar no carro e dar a partida no veículo, mantenha as janelas abertas e ande um pouco, até sentir que a sensação de abafamento melhore.
  3. Em seguida, ligue o ar condicionado, porém, não use a opção de recirculação do ar. Deixe o ar condicionado utilizar o ar externo para funcionamento. Mais um detalhe: procure deixar as saídas do ar condicionado voltadas para cima: o ar frio, mais pesado, irá “descer”, expulsando o ar quente aos poucos e refrigerando o veículo como um todo.
  4. Quando sentir que o ar condicionado está começando a refrigerar, pode fechar as janelas e aproveitar este conforto quase que indispensável nos dias de hoje, que é o ar condicionado automotivo. Com a tranquilidade que não está respirando nenhum ar cancerígeno!
  5. Você pode utilizar a opção de recirculação do ar interno, em especial quando o carro já estiver mais “refrigerado” para acelerar o resfriamento interno, além de evitar que o ar externo entre no carro, em especial quando você passar por um local com odores ruins, ou quando está atrás de um caminhão que solte muita fumaça. Mas não deixe o ar condicionado o tempo todo neste modo, pois o ar não é “reciclado”,  e pode causar mal-estar nos passageiros.

 

Importante: se você estiver em um local onde não for seguro abrir as janelas ou tiver muita poeira, como em uma estrada de chão; e da mesma forma, se você preferir ligar o ar condicionado assim que ligar o carro, isso não causará problemas à saúde, porém, vai demorar um pouco mais para refrigerar o ar. Além disso, a sensação de abafamento não é legal. Por isso, recomendamos seguir o passo-a-passo acima sempre que possível.

 

Além destes cuidados, lembre-se de fazer a manutenção do ar condicionado: o ideal é trocar o filtro do ar a cada seis meses. Além de prevenir problemas no sistema de ar condicionado, você estará protegendo sua saúde e de todas as pessoas que utilizam o veículo.

Compartilhe:
Deixe seu comentário